Projeto - Formalização da correção e complexidade do algoritmo de ordenação por inserção no Coq

A proposta deste projeto é formalizar a complexidade de tempo no pior caso e a correção do algoritmo de ordenação por inserção no assistente de provas Coq. Como suporte ao desenvolvimento do projeto, sugerimos a leitura da Seção 6.2 das notas de aula.

Objetivos:

  1. (10 pontos) Formalizar a complexidade no pior caso para o algoritmo de ordenação por inserção, ou seja, enunciar e provar o teorema que estabelece uma cota superior para o número de comparações realizadas durante a execução do algoritmo;
  2. (10 pontos) Formalizar a correção do algoritmo de ordenação por inserção, ou seja, enunciar e provar o teorema que estabelece que para qualquer lista l, o algoritmo vai retornar uma permutação de l que está ordenada;
  3. (10 pontos) Escrever um relatório sobre o projeto.

Etapas do projeto:

  1. Formação dos grupos: O primeiro passo consiste na formação dos grupos. Cada grupo pode ter até 4 pessoas. Se preferir fazer o projeto sozinho, basta acessar o link e criar o seu grupo. Caso contrário, primeiro combine a formação do grupo com os colegas. Em seguida, apenas um participante do grupo clica no link acima e em seguida no botão "Create team". Uma vez criado o grupo, os outros participantes devem clicar no botão "Join" do grupo criado.
  2. Desenvolva as tarefas citadas nos objetivos acima da forma como achar mais adequado. A Seção 6.2 das notas de aula pode ser utilizada como referência. As etapas 1 e 2 devem ser disponibilizadas no repositório do grupo criado no item anterior em um arquivo com nome insertionsort.v. A etapa 3, i.e. o relatório, deve ser disponibilizado no mesmo repositório em um arquivo com nome insertionsort.pdf.

Prazo: [2022-09-04 Sun]